RELÓGIO

domingo, 5 de fevereiro de 2012

RITA LOBATO VELHO LOPES, 1ª MÉDICA BRASILEIRA FORMADA NO BRASIL


Já a primeira médica brasileira a se formar no Brasil foi Rita Lobato Velho Lopes (107/07/1867-1954), natural do Rio Grande do Sul. Ela iniciou os estudos em Medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, mas os concluiu na Faculdade de Medicina da Bahia no ano de 1887. A transferência de faculdade se deu por conta de perseguição política, já que o seu irmão, estudante de Farmácia na mesma instituição, era tido como anarquista e portanto, mal visto pelos professores. Para concluir os estudos, Rita lutou contra todas as restrições e desigualdades de gênero da época.

Um comentário:

  1. Bisneta da Dr. Rita Lobato me traz sempre orgulho de me chamar Rita. Filha de Antônio Maria de Freitas Amaro e Enir Alves Amaro.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
SUBTENENTE PM DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. PASSEI POR TODAS AS GRADUAÇÕES DA PM, DESDE SOLDADO ATÉ SUBTENENTE. DURANTE MEUS 30 ANOS DE ESTADO EFETIVO TRABALHEI EM 18 CIDADES, EXERCI AS FUNÇÕES DE COMANDANTE DE DESTACAMENTO, COMANDANTE DE PELOTÃO, TESOUREIRO, DELEGADO DE POLÍCIA NOS MUNICÍPIOS DE APODI, DR. SEVERIANO, FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, TENENTE ANANIAS, MARCELINO VIEIRA E SEVERIANO MELO.NOS DESTACAMENTOS, PELOTÕES E COMPANHIAS SEMPRE EXERCI A FUNÇÃO NA BOROCRACIA, DAÍ APRENDI A ELABORAR TODOS OS TIPOS DE DOCUMENTOS POLICIAIS MILITARES; COMO DELEGADO DE POLÍCIA E ESCRIVÃO DE POLÍCIA INSTAUREI MAIS DE 300 INQUÉRITOS POLICIAIS, ALÉM DE TER SIDO ESCRIVÃO EM VÁRIOS INQUÉRITOS POLICIAIS MILITARES, INQUÉRITOS TÉCNICOS E SINDICÂNCIA, ASSIM SENDO, APRENDI A INSTAURAR QUAISQUER PROCEDIMENTOS INVESTIGATIVOS POLICIAIS MILITARES. PORTANTO, NA MEDIADA DO POSSIVEL VOU LEVAR MEU CONHECIMENTO ATÉ VOCÊ, ATUAIS E FUTUROS POLICIAIS MILITARES, AGENTES DE POLÍCIA, ESCRIVÃO DE POLÍCIA E BACHAREIS. CONFIRA...

Minha lista de blogs