RELÓGIO

domingo, 5 de fevereiro de 2012

ERMELINA LOPES VASCONCELOS, 1ª MÉDICO DO BRASIL

A gaúcha Ermelina Lopes Vasconcelos, nascida em 26 de novembro de 1866, veio para o Rio de Janeiro com oito anos de idade, a bordo do navio Arinos, em busca de melhores estudos. Diplomada em 1881, começou a sustentar-se como professora da escola que estudou em Niterói, ao mesmo tempo em que se dedicava ao conhecimento da Medicina, em casa, por pura paixão. Seu pai, como a maioria dos pais e homens da época, era terminantemente contra que Ermelina ingressasse em uma faculdade e foi preciso que o grande líder republicano gaúcho Lopes Trovão, tivesse grandes conversas com ele, para que deixasse a moça estudar.

Ermelina estudou como nunca, passou exemplarmente nos exames do Colégio Pedro II e finalmente matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1884. Primeira mulher diplomada no Brasil, fez um curso brilhante e após a defesa de sua tese "Formas clínicas da meningite na criança", foi carregada por colegas e admiradores pelas ruas do centro da cidade, um fato inédito e surpreendente para a época. No trajeto a médica foi saudada pelo Imperador Dom Pedro II, por Ruy Barbosa e por Quintino Bocayúva, que na época dirigia o jornal "O Globo" e que fez no dia seguinte uma homenagem a ela.Diplomada, especializou-se em cirurgias, partos e doenças de mulheres e crianças até o fim da sua vida, em 1952.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SUBTENENTE PM DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. PASSEI POR TODAS AS GRADUAÇÕES DA PM, DESDE SOLDADO ATÉ SUBTENENTE. DURANTE MEUS 30 ANOS DE ESTADO EFETIVO TRABALHEI EM 18 CIDADES, EXERCI AS FUNÇÕES DE COMANDANTE DE DESTACAMENTO, COMANDANTE DE PELOTÃO, TESOUREIRO, DELEGADO DE POLÍCIA NOS MUNICÍPIOS DE APODI, DR. SEVERIANO, FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, TENENTE ANANIAS, MARCELINO VIEIRA E SEVERIANO MELO.NOS DESTACAMENTOS, PELOTÕES E COMPANHIAS SEMPRE EXERCI A FUNÇÃO NA BOROCRACIA, DAÍ APRENDI A ELABORAR TODOS OS TIPOS DE DOCUMENTOS POLICIAIS MILITARES; COMO DELEGADO DE POLÍCIA E ESCRIVÃO DE POLÍCIA INSTAUREI MAIS DE 300 INQUÉRITOS POLICIAIS, ALÉM DE TER SIDO ESCRIVÃO EM VÁRIOS INQUÉRITOS POLICIAIS MILITARES, INQUÉRITOS TÉCNICOS E SINDICÂNCIA, ASSIM SENDO, APRENDI A INSTAURAR QUAISQUER PROCEDIMENTOS INVESTIGATIVOS POLICIAIS MILITARES. PORTANTO, NA MEDIADA DO POSSIVEL VOU LEVAR MEU CONHECIMENTO ATÉ VOCÊ, ATUAIS E FUTUROS POLICIAIS MILITARES, AGENTES DE POLÍCIA, ESCRIVÃO DE POLÍCIA E BACHAREIS. CONFIRA...

Minha lista de blogs